Sim é possível ‘desligar’ a internet! Para isso existem sete chaves

Imagine que um hacker invade seu computador, ganhando posse de todos os seus arquivos, bem, a melhor forma de se livrar do mesmo é formatando ou reiniciando o computador, com a internet é a mesma coisa. Caso a grandiosa ‘rede mundial de computadores’ por algum motivo seja invadida por um hacker, ela pode ser reiniciada.
O poder de desligar a internet merece muita responsabilidade, que é confiada a sete ‘guardiões’, que tem posse cada um das chamadas ‘sete chaves da internet’. Mesmo sendo conhecidas como sete, na verdade são 14 chaves, distribuídas entre os guardiões e os chamados suplentes, que uma vez ao ano devem enviar uma selfie ao lado de um jornal da mesma data e da chave ao Icann – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.
O Icann é uma empresa sem fins lucrativos subordinada diretamente ao governo dos Estados Unidos, esta é responsável por administrar a internet como um todo, através dos sistemas de DNS. O que é o DNS? Toda vez que você acessa o endereço (mamf.com.br) ou qualquer outro site da internet o chamado DNS (Domain Name System) é responsável por traduzir o endereço IP do site, que é uma sequência de números, pelo que você digitou.
As sete chaves abrem um cofre, onde estão sete cartões que são passados em uma máquina. Com isso uma chave criptografada é gerada, capaz de reiniciar o DNS, consequentemente toda a internet, em caso de ataques.
Já os sete guardiões estão espalhados pelo mundo. São pessoas que detêm um bom conhecimento na área. Estes devem comparecer quatro vezes ao ano, duas na costa leste e duas na costa oeste dos EUA, onde ficam os cofres, para atualizarem suas chaves.
REFERÊNCIAS

Sou um pouco de tudo e muito de nada, estudo História na UNEAL, mas nas horas vagas faço um pouco de arte digital. Comecei esse site em 2013, na época como o “Blog do Matheus”, um nome bem criativo, não acha? Aqui nasceu um de meus sonhos, ser jornalista, não posso dizer que abandonei ele, mas nos últimos tempos ganhei novos gostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *