Divulgados os selecionados para a 9ª edição do Animage - Mamfonline - Mamfonline

Divulgados os selecionados para a 9ª edição do Animage

Entre as produções selecionadas estão @Disexta, de André Catoto, diretor do longa Tito e os Pássaros.

Home » Arte » Animação » Divulgados os selecionados para a 9ª edição do Animage

Cartaz do Animage

9ª Edição do Animage Foto: Divulgação

Festival Internacional de Animação de Pernambuco, o Animage, acontece de 12 a 21 de outubro em diversas partes do Recife, a organização do evento já divulgou os filmes selecionados. Foram 800 inscrições de 64 países no festival, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

O festival selecionou 92 filmes de 31 países para concorrer nas categorias “Melhor Curta-Metragem – Grande Prêmio Animage”, “Melhor Curta Infantil”, “Melhor Curta Brasileiro” e “Prêmio do Público”, além de melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som. Foram filmes nacionais e internacionais produzidos a partir de 2017, com no máximo 30 minutos.

“Os integrantes da comissão de seleção deste ano são animadores que já participaram de edições anteriores do Animage. Chia Beloto, por exemplo, venceu o festival no ano passado com o filme Fazenda Rosa. Ianah Maia fez a arte do nosso cartaz em 2016 e Ayodê França dirigiu os curtas Súbito e Abrupto. Isso foi importante porque eles conhecem bem o festival e puderam reforçar a identidade do Animage, que sempre busca privilegiar critérios principalmente artísticos na elaboração da programação. Os curtas selecionados confirmam que o cinema de animação está conectado com grandes temas contemporâneos e contemplam questões de gênero, identidade e raça. Há desde filmes explicitamente políticos até obras mais psicodélicas ou abstratas”, compartilha Júlio Cavani, curador do Animage.

Entre as produções selecionadas estão @Disexta, de André Catoto, diretor do longa Tito e os Pássaros. O curta apresenta a visão do cartunista @Disexta em relação aos acontecimentos ocorridos nos últimos anos no Brasil, como as Eleições de 2014, as Olimpíadas, a Copa do Mundo o Pré-Sal, etc. Outro curta selecionado foi o Lé Com Cré, que também marcou presença no FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil 2018).

A lista completa das produções selecionada pelo festival encontram-se no site oficial, a programação ainda não foi divulgado.

De Matheus Araújo, publicado em 28 de agosto de 2018

Matheus Araújo

Amante do cinema de animação é estudante de História da UNEAL. Mantém a 5 anos o Mamfonline no ar.

VEJA TAMBÉM