Relatório mostra um painel sobre a animação ibero-americana

De Matheus Araújo, publicado em 13 de setembro de 2019

Uma nova pesquisa produziu informações detalhadas sobre as indústrias de animação da região ibero-americana - América Latina, Espanha e Portugal (incluindo ainda Andorra, que não tem indústria para falar).

Apresentação do Ibero-American Animation Quirino White Paper no México

Beatriz Navas, à esquerda, e Beatriz Bartolomé apresentam o white paper em 5 de setembro no Festival Pixelatl no México.

O “Ibero-American Animation Quirino White Paper”,  desenvolvido pela equipe organizadora dos Prêmios Quirino de Animação Ibero-americana foi apresentado no Festival Mexico’s Pixelatl, o livro buscou responder três perguntas básicas a respeito da indústria de animação nessas regiões: “Quem somos? Quantos somos? e Com quem podemos coproduzir?”.

O resultado é um vasto banco de dados, cobrindo 23 países. Os pesquisadores coletaram dados sobre 867 estúdios, 262 centros de treinamento, 93 eventos e 26 associações, incluindo detalhes de contato e localização geográfica. Brasil, Espanha, México e Argentina são os países mais produtivos, contando com pelo menos 100 estúdios em cada, territórios menores como Nicarágua e Cuba também foram minuciosamente pesquisados.

Juntamente com a diretoria dos eventos e organizações, o estudo divide a indústria de cada país pelos formatos e técnicas em que seus estúdios trabalham. O livro inclui ainda, dados sobre a disparidade salarial entre homens e mulheres, e estudos de caso, como do chileno Zumbástico Studios e da política de Isla Cartoon de Tenerife para ilustrar o progresso da animação ibero-americana.

Os pesquisadores pretendem atualizar o artigo no próximo ano com dados mais detalhados sobre o número de empregos e ganhos de bilheteria. O artigo está disponível em inglês e espanhol no site do Prêmios Quirino de Animação Ibero-americana.

Adaptado de Download A New Groundbreaking Report About The Animation Industries Of Latin America, Spain, And Portugal

Matheus Araújo

Amante do cinema de animação é estudante de História da UNEAL. Mantém a 5 anos o Mamfonline no ar.

Loja

Teste o Kindle Unlimited gratis por 30 dias

Tenha acesso ilimitado a milhares de eBooks para ler à vontade!