Conheça Guaxuma, premiado curta alagoano

De Matheus Araújo, publicado em 6 de dezembro de 2019

Amigos, esse curta mostra a infância de uma garota alagoana, sua relação com a melhor amiga e um pouco sobre o mundo hippie. Guaxuma poderá ser um dos indicados ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2020, já que dos 50 prêmios que ganhou, cinco deles são “Oscar Qualifying”. E um dos melhores detalhes desse curta, é que Nara Normande, a diretora (e a personagem principal) é alagoana, sim meus caros, mesmo que todo o financiamento do curta tenha sido feito pelo apoio francês e pernambucano, o material é genuinamente alagoano.

Pretendo estudar um pouco mais sobre o cinema alagoano, e a partir de agora, a coluna “Curta um Curta” vai se dedicar a apresentar-lhes filmes genuinamente alagoanos, isso vai servir até para criar um índice de filmes. Mas voltando ao curta, Guaxuma é uma praia de Maceió, onde Nara viveu sua infância, e a diretora usa durante todo o curta fotos de infância para ilustrar esse momento de sua vida. A trilha sonora meus caros, é inteiramente (até onde percebi) inspirada nos sons das ondas do mar, o que faz o espectador ter durante a seção uma ambientação na realidade da história.

Os bonecos de areia que vemos no curta foram fabricados e animados por Pedro Iuá, um fantástico animador stopmotion que já trabalhou em sucessos como “Irmão do Jorel”. A animação de areia em relevo foi feita pela própria Nara, já a de areia colorida por Diego Akel. Basicamente essa é uma equipe extremamente competente e que não se esperaria outro resultado se não esse.

Guaxuma (coincidentemente) deve ser lançado amanhã, dia 7 de dezembro em exibição da decima Mostra Sururu no Cine Arte Pajuçara, com a presença de Nara Normande, essa é uma oportunidade para ver o curta na tela de cinema. Gostaria muito de estar lá para acompanhar a estreia.

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Nara Normande

Produtores: Damien Megherbi & Justin Pechberty (Les Valseurs)

Co-produtores: Livia de Melo (Vilarejo Films)

Animadores: Pedro Iuá, Sylvain Derosne, Diego Akel, Nara Normande, Clemence Bouchereau, Julien Laval , Abi Feijo, Tãnia Duarte, Sofia Gutman , Aurore Peuffier, Melody Boulissiere, Anne-Lise Nemorin, Gervaise Duchaussoy

Cicematigráfica: Maíra Iabrudi, Pedro Sotero, Simon Gesrel, Jean-Louis Padis

Editor: Eduardo Serrano

Música: Normand Roger

Matheus Araújo

Amante do cinema de animação é estudante de História da UNEAL. Mantém a 5 anos o Mamfonline no ar.

Loja

Teste o Kindle Unlimited gratis por 30 dias

Tenha acesso ilimitado a milhares de eBooks para ler à vontade!