10 filmes de ficção científica para ver durante a quarentena

De Matheus Araújo, publicado em 29 de março de 2020

Com todo esse tédio que se instaurou nas últimas semanas, isso devido a pandemia do coronavírus que vem assustando o mundo, decidi criar algumas listas de filmes para vocês leitores, verem durante a quarentena. Vou apresentar filmes por gênero, uma vez por semana, e a primeira lista é de 10 ótimos filmes de ficção científica. Incluo na lista filmes de confinamento, muito semelhantes ao “O Poço” que está fazendo sucesso na Netflix, filmes pós-apocalípticos já que estamos em uma pandemia e filmes futuristas com direito a exploração espacial.

São filmes que recomendo, pois gostei muito deles quando os vi, alguns me deixaram surpreso com seus plot-twists, outros apresentaram histórias extremamente curiosas e muitos mostraram situações assustadores. Pode ser que você reconheça alguns, mas procurei incluir ótimos filmes bem desconhecidos A lista não está em ordem de melhor ou pior, espero que gostem.

CUBE 1997

Cubo

Um filme semelhante ao sucesso da Netflix “O Poço”

Apresento um filme canadense extremamente sufocante. Um grupo de pessoas que não se conhecem acordam em uma sala em forma de Cubo, o grupo tenta escapar, mas sempre que saem de uma das salas encontram outra exatamente igual, e o pior, cada sala tem armadilhas mortais, que mudam a depender da cor. O filme trabalha relações sociais, como as pessoas convivem em situações extremas, principalmente quando não conhecem quem está ao lado.

O filme teve algumas sequencias ao longo dos anos, mas até o momento nenhuma delas chegaram perto da qualidade de roteiro e direção do primeiro filme.

CONTACT 1997

Contact Eleonor

Eleanor em busca de vida extraterrestre

Contato é baseado no único livro de ficção científica que Carl Sagan escreveu em sua vida. A obra é um ensaio sobre um primeiro contato entre a humanidade e um ser extraterrestre,  lança questões sobre as capacidades humanas e sobre a imensa possibilidade de tipos de vida no universo, nós seriamos capazes de entender uma mensagem extraterrestre? O longa acompanha a personagem Eleanor, uma pesquisadora do projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, traduzindo Busca por Inteligência Extraterrestre) no momento em que ela começa a receber sinais de rádio estranhos vindos do espaço.

Sagan foi durante sua vida um grande defensor da ideia de vida extraterrestre, e apoiou no desenvolvimento de projetos como o SETI. O filme, assim como o livro, procura apresentar um enredo fiel a ciência, mas não o torna cansativo, pelo contrário, apresenta questões que fazem fãs desenvolverem teorias até hoje sobre o final de Contato.

CIRCLE 2015

Circle

Filme foi inspirado por série no YouTube

Semelhante a premissa de Cube, mas ao mesmo tempo bem diferente, Circle é mais um desses filmes de confinamento que te deixam cheio de dúvidas e apreensivo. Basicamente, cinquenta pessoas completamente desconhecidas acordam em uma câmara sem lembrar como ou por que estão ali, todos organizados em forma de circulo, sem poderem se mover (o mínimo movimento pode significar sua morte), aprendem que a cada dois minutos um deles deve morrer, executados por um dispositivo no centro do circulo.

Assim como Cubo, é mais um ótimo filme que desenvolve uma verdadeira obra prima com um orçamento extremamente reduzido, até por que ambos os filmes se passam em um único cenário. O filme foi feito com inspiração em uma websérie do mesmo diretor, disponível na integra no youtube.

TIME LAPSE 2014

Time Lapse

Fotos mostram a vida 24h no futuro

Mais um ótimo filme de baixo orçamento. Em Time Lapse, um grupo de amigos encontra uma maquina misteriosa que tira fotos 24h no futuro, eles aproveitam o poder da maquina para terem ganho próprio, mas percebe que ao mexerem com o tempo o resultado pode não ser o que estão esperando, a maquina começa a tirar fotos sinistras e vai piorando dependendo das alterações do grupo.

Um ótimo exemplo de filme que trabalha com a manipulação do tempo, ideal para quem gosta de séries como Doctor Who ou Dark.

SCANNERS 1981

Scanners

O famoso gif da cabeça explodindo vem desse filme

Um filme de explodir a cabeça (desculpem a piada) do mesmo diretor de “A Mosca”, David Cronenberg. Um homem descobre que tem poderes telepáticos mortais, através deles pode simplesmente destroçar outras pessoas com o poder de sua mente, o problema é que ele descobre que não é o único, e que seus semelhantes formaram uma organização desonesta com o objetivo de dominar o mundo.

O filme gerou alguns gifs famosos que rondam a internet, devido os efeitos especiais bizarros de cabeças explodindo. Garanto que esse é um ótimo filme, tão bom quanto outros do mesmo diretor.

RUN LOLA RUN 1998

É muita corrida, mas o filme chega lá

Gosta de filmes de viagem no tempo? Então veja esse ótimo exemplo de filme alemão que trabalha o gênero com maestria. Um filme curto, de 1h30min, mas quando acaba você sente que passou o dia correndo. Basicamente Lola tem que salvar seu namorado de uns probleminhas que ele arrumou com bandidos locais, mas a personagem acaba morrendo em algum momento, e toda vez que isso acontece o filme apresenta uma nova linha do tempo onde Lola toma uma decisão diferente. O filme é rápido, mas extremamente divertido.

É mais um desses que indico para fans de Dark e principalmente de Doctor Who, já que na minha opinião o estilo de produção é muito semelhante.

UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA 2013

Uma história de amor e furia

O filme passa por vários momentos da história do Brasil

Esse é um dos melhores filmes nacionais que já assisti, apresenta várias coisas que gosto em um único filme, história, ficção científica social e ainda com uma animação muito bem feita. A historia é construida a partir do amor entre um ser espiritual capaz de viver por séculos assumindo diferentes formas e uma jovem que reencarna por seis séculos, é uma busca incessante para o reencontro dos dois passando por vários momentos da história do Brasil.

O curioso é a forma como o filme desenvolve críticas sociais, e apresenta um possível futuro distópico onde a desigualdade social torna-se ainda mais evidente diante de um país extremamente poderoso. Aproveita e dá uma olhada na minha lista de melhores filmes de animação brasileiros.

BUNKER PALACE HOTEL 1989

O filme critica governos autoritários e a desigualdade social

Rebeldes tomam o poder de uma ditadura sanguinária e luxuosa, os poderosos correm para um hotel subterrâneo secreto, o problema é que não percebem que estão sendo espionados por um agente rebelde, durante todo o tempo que passam no bunker, a classe política espera um líder que nunca chega. O filme critica governos autoritários e a desigualdade social, além disso apresenta uma cenografia magnifica e um enredo extremamente misterioso, destaque para a trilha sonora tão estranha quanto bonita.

O filme foi dirigido por Enki Bilal, que também é ilustrador, famoso por apresentar mundos futuristas e muitas vezes distópicos, como no caso do filme.

STAR TREK: THE MOTION PICTURE 1979

Star Trek: The Motion Picture (1979) Directed by Robert Wise Shown clockwise from top left: Persis Khambatta, Leonard Nimoy, William Shatner, Stephen Collins

Quem será esse tal de V’Ger?

Na minha opinião, esse é o melhor filme da franquia de Star Trek, por que basicamente apresenta uma história cheia de mistério, e ainda trabalha não exatamente com viagem no tempo, mas com nossa percepção de tempo. A terra está sendo ameaçada por uma nuvem espacial que tem consciência própria, e os tripulantes da Enterprise precisam descobrir quais são os objetivos desse ser misterioso.

O que mais gosto nesse filme é o plot final, quando descobrem quem realmente é V’Ger. No filme tem tudo o que costuma aparecer em episódios de Star Trek, vai de robôs que substituem membros da tripulação até decidas para regiões inóspitas.

BLINDNESS 2008

O filme é baseado no livro de José Saramago

Um dos motivos para colocar esse filme na lista é por que basicamente ele representa um espelho para o que estamos vivendo atualmente. Baseado no livro de José Saramago, “Ensaio Sobre a Cegueira”, o filme crítica nossas sociedades tomadas por fake news e negacionismos, as relações da vida em sociedade no meio de uma situação apocalíptica e muito mais. O enredo gira em torno de um país que é tomado por uma epidemia de cegueira, não se sabe como começou, não se sabe o por que, o que se descobre é que a sociedade está destruída e a humanidade parece que está pouco a pouco desaparecendo.

O filme é dirigido por Fernando Meirelles, diretor de filmes como Cidade de Deus e Dois Papas.

Bônus!

Quem se inscrever na newsletter da Mamf, na caixinha logo abaixo vai receber na próxima semana uma indicação de filme extra, um filme que eu queria muito colocar nessa lista, mas como eram só 10, esse vai sair lá na próxima edição do Mamf Café. Além dessa indicação extra, vai ter mais algumas coisas especiais, então assine agora, é de graça.

Matheus Araújo

Amante do cinema de animação é estudante de História da UNEAL. Mantém a 5 anos o Mamfonline no ar.

Loja

Teste o Kindle Unlimited gratis por 30 dias

Tenha acesso ilimitado a milhares de eBooks para ler à vontade!